twitterfeed
PUBLICADO EM 29.01.2017 - 13:41

Maus tratos é crime. Assunto voltou a ser discutido após polêmica em filme

Amigos e seguidores do meu Facebook não podem ver um post sobre cão e gato que logo me marcam. Adoro! E foi assim que fiquei sabendo do filme ‘Quatro Vidas de Um Cachorro’. Vi o trailler e nem preciso dizer que chorei muito, que lembrei do Chimu e da Mel, meus filhos peludos que já viraram estrelinha . O longa estreou na última quinta-feira. Mas não vi e nem pretendo ver. Eu e tantas outras pessoas que assistimos na internet, indignadas, às cenas do cão Hercules sendo obrigado a entrar em águas turbulentas mesmo com medo. O vídeo vazou antes de o filme estrear e causou polêmica. Ativistas da causa animal apontaram maus tratos e protestaram.

Hercules ficou com medo de entrar no tanque com águas turbulentas (Divulgação/TMZ)

Hercules na cena em que ficou com medo de entrar no tanque com águas turbulentas (Divulgação/TMZ)

E isso é assunto muito sério. Independente das opiniões, maus tratos é crime. Aqui, é previsto na Lei 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, no artigo 32. A pena é de três meses a um ano de prisão e multa, e aumenta se o animal morrer. A punição é muito pequena e, embora haja um movimento grande no Brasil para que seja aumentada, nada ainda mudou. Infelizmente. Essa punição pode ser revertida em pena alternativa, como cestas básicas, porque é considerado crime de menor potencial ofensivo. “Não damos muita importância a esse assunto, tanto que nem temos estatísticas sobre os casos de punição. Nossas penas são muito baixas, o que ajuda a estimular os maus tratos. É preciso que nossos parlamentares votem para mudar essa lei e tornar as punições mais severas”, disse o presidente da Comissão de Proteção dos Animais da OAB-RJ, Reynaldo Velloso.

O filme 'Quatro Vidas de Um Cachorro' conta a história da reencarnação de um cão (Divulgação)

O filme ‘Quatro Vidas de Um Cachorro’ conta a história da reencarnação de um cão (Divulgação)

Especialista em comportamento e bem- estar animal, Renato Zanetti, fundador da Dog Solution, viu o vídeo e listou as consequências que a situação pode causar ao animal. Para ele, faltou sensibilidade e pesquisa ao lidar com a situação. E, a consequência resultou na imagem negativa do filme e sérios problemas comportamentais ao cão.Trauma permanente, insegurança momentânea e desconfiança eventual. Os cineastas de ‘Quatro Vidas de Um Cachorro’ se explicaram, admitiram o erro, mas questionaram o vazamento do vídeo. Providências estão sendo tomadas. Esperamos um final feliz para essa história. Maus tratos a animais podem ser denunciados ao Linha Verde do Disque-Denúncia (2253-1177) ou 0300 . Não é preciso se identificar e você pode salvar uma vida.

 

PRÁTICA E MUITO CHARMOSA

Estamos no verão, eu sei. Mas, não resisti a esse cachecol da caneca Pet Gato, Pug Life, Vira Lata e York da Uatt? (foto). Ela vem com tampa e tem capacidade para 290 ml. Pode ser levada ao micro-ondas e à lava-louças, mas cuidado com mudanças bruscas de temperatura (quente e frio), pode danificá-la: R$ 39,90.

caneca

FRUTAS CONGELADAS E PICOLÉS NO ZOO

A hora da atividade de comportamento ambiental é a preferida dos animais do RioZoo, na Quinta da Boa Vista. No verão, eles ganham frutas congeladas e picolés. Olha o urso-pardo Zé Colmeia (foto) comendo uma manga! E você pode ver essa fofura de perto. Saiba como em facebook.com/riozoo.jardimzoologico

zoo

 

FEIRA DE PRODUTOS DO MUNDO VEGANO

A feira Veg Borá está de volta. Ela acontece hoje, entre 12h e 18h, na Associação Atlética de Vila Isabel (Av. Boulevard 28 de Setembro 160). A entrada é grátis e você ainda pode levar ração para doar. São centenas de expositores com os sabores do mundo vegano, além de outros produtos isentos de itens de origem animal. E 10% da renda será doada para a ONG Adota Petz.

 

ME LEVA?
Oi. Sou o Lupi (foto). Tenho 3 anos, sou castrado, vacinado e de porte médio. Sou um SRD e estou numa hospedagem há um ano, por isso quero muito uma família. Para me levar, fale com crpataamiga@gmail.com

meleva

 

 

Publicidade