twitterfeed
PUBLICADO EM 26.02.2017 - 9:00

Dia do gato é todo dia e não apenas um

O último dia 17 foi comemorado o Dia Mundial ou Internacional do Gato. A data foi criada por uma ONG italiana de defesa dos animais para incentivar a adoção do felino e defendê-lo das perseguições, a mais popular delas diz que gato preto dá azar. Discordo disso, claro! Existem ainda outras datas para eles, mas para mim todo dia é o dia do gato.

gatoo

 

 

Há quatro anos convivo com Chico, meu filho vira lata que apareceu lá em casa. Mas, apesar do aumento do número de felinos nos lares brasileiros — o país já tem mais de 21 milhões deles —, muita gente ainda tem ressalvas a eles. Dizem que são sinistros e arredios. Não são! Chico é até dengoso. Mas, sou ‘mãe’ e, portanto , suspeita para falar.

Então, quem vai desmistificar essas ideias sobre os felinos é Carolina Padovani, gerente de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil.  Segundo ela, os gatos têm um jeito meio blasé porque tendem a ser mais independentes e requer menos cuidados, se comparados aos cães, mas não por isso demandam menos atenção ou são menos carinhosos. Podem chamegá-los!

Chico, meu gato, está com quase 4 anos e é muito dengoso (Divulgação)

Chico, meu gato, está com quase 4 anos e é muito companheiro, solidário e dengoso (Divulgação)

Carolina explica ainda que a vida em apartamento, horas fora de casa trabalhando, e a busca por uma companhia que exija cuidados práticos — gatos não precisam passear para fazer as necessidades —, têm levado as pessoas a preferir esses bichanos quando decidem ter um pet. Ela conta ainda que pesquisa inédita do Instituto Waltham Brasil, principal autoridade científica em nutrição e bem-estar animal, encomendada ao Ibope Inteligência, revelou que o tutor brasileiro de gato que nunca teve um se apaixonou pelo animal após adotá-lo. Que bom que as coisas estão mudando!

A pesquisa mostrou vários dados novos e muito interessantes sobre os humanos e seus gatos. Por exemplo, que 61% dos tutores de felinos são mulheres, têm em média 40 anos, que 62% moram em casas, e que 76% dos gatos da amostra dormem dentro da residência. Lá em casa, Chico dorme muitas vezes na minha cama. É uma delícia!

gatoo3

Dos entrevistados, 48% acreditam que os felinos entendem o humor dos seus tutores e 45% veem seus gatos como filhos, sendo a maioria desses respondentes, mulheres solteiras de até 40 anos. Olha eu aqui, só não sou solteira, rs! Meus peludos são meus filhos, sim, e entendem nosso humor, meu e do meu marido, principalmente se estamos tristes. Como são solidários! É incrível!

A pesquisa também dividiu em resignados e convertidos os tutores de gatos que participaram do estudo. Os resignados são aqueles que queriam ter cachorro, mas acabaram tendo gato. Já os convertidos, não pensavam em ter felino, mas agora que têm são fãs.

 

Eles querem sombra e água fresca

Para incetivar os pets a beberem mais água nesse calorão a Zen Animal tem a Tigela Gelada Jambo que mantém a água resfriada por várias horas. É só colocar o refil removível, que tem um gel que congela, no freezer por duas horas. Depois, reposicione o refil na base e encha de água. O tempo que o gel permanece congelado depende de onde o pote é exposto, por isso o ideal é que ele sempre fique em local com sombra ou em ambiente fresco, fora do sol, para que o gelo derreta mais devagar. A tigela mede: 27cm x 6cm, tem capacidade para 470ml e pés de borracha antiderrapante. Na zenanimal.com.br/tigela-gelada-pets: R$ 69,90

tigelagelada

 

Estopinha estará em evento na barra

Para comemorar a abertura de mais uma loja no Rio, inaugurada esse mês, a Petz Barra Américas traz à cidade, no próximo sábado, Alexandre Rossi e Estopinha. O evento para clientes acontece das das 13h às 19h, terá aula de adestramento, show de agility e dicas de tosa com o renomado groomer (tosador) William Galharde. Av. das Américas 6.571. 3161-7389

 

Fiocruz atende casos de leishmaniose 

Fiocruz atende animais com suspeita de Leishmaniose, zoonose transmitida pela picada do mosquito contaminado Lutzomyia longipalpis (Mosquito Palha, Birigui ou Flebótomo). A doença mata se não tratada. De segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Av. Brasil 4.365, Manguinhos. Tel.: 3865-9553. (ipec.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=150)

 

Me leva!

Oi. Sou a Cristal, e estou pronta para pular Carnaval com uma família que me queira. Tenho 2 anos, porte pequeno e temperamento excelente. Sou vacinada, vermifugada e castrada: peludosderua@gmail.com

meleva

 

O Greenpeace atua em vários países na defesa do meio ambiente. Quer fazer parte desse grupo? Acesse greenpeace.org/international/en/

Publicidade