twitterfeed
PUBLICADO EM 30.04.2017 - 11:18

Castrar ou não castrar? Eis a questão

Muito se ouve falar de castração. Uns dizem que é bom e outros, não. Castrar ou não castrar? Eis a questão. Em quem vai responder a essa dúvida é a diretora técnica do Hospital Popular de Medicina Veterinária, em Realengo, Steffani Matos.

Diretora Tecnica do Hospital Veterinário de Realengo, Steffanie Matos, aconselha a castração. (Cleber Mendes / Agência O Dia)

 Steffanie aconselha castrar os pets  e diz que cirurgia faz bem a eles (Cleber Mendes/Agência O Dia)

Qualquer cão e gato podem ser castrados desde que estejam sadios. Isso é pré-requisito para ser submetido ao procedimento. E, para saber se está tudo bem com seu pet, Steffani recomenda que seja feito o risco cirúrgico.

E a idade é sempre uma dúvida entre os tutores. A veterinária esclarece que a idade ideal para se castrar o cão ou gato é entre 5 e 9 meses. Antes ela não aconselha porque testículos e ovários podem ainda não estar maduros o suficiente o que pode causar problemas no desenvolvimento do seu pet.

Steffani com a equipe de veterinários do Hospital de Realengo (Cléber Mendes/Agência O DIA)

Equipe de funcionários do Hospital de Realengo onde se faz castrações (Cléber Mendes/Agência O DIA)

Mas outros fatores, segundo ela, também devem ser levados em conta. No caso das fêmeas, elas não podem estar amamentando ou no cio quando for castrar. Ela aconselha que a castração seja feita antes do primeiro cio porque isso reduz as chaces da cadela ter câncer de mama. Entre outros benefícios, a castração acaba com o cio evitando a reprodução e a piometria (infecção uterina grave).

Já machos castrados fogem menos em busca das fêmeas, passam a urinar menos nos cantos da casa para demarcar território e fica menos agressivo devido á diminuição da excitação sexual.

E o pós-operatório se resume aos cuidados com o local da cirurgia. O pet não pode, se jeito nenhum, ter contato com o corte porque ele pode arrancar os pontos. E o local deve ser limpo todos os dias. Em fêmeas, esse cuidado deve ser maior, pois a cirurgia envolve a abertura da cavidade abdominal para a retirada do útero. O ideal é colocar uma roupinha nelas para proteger o corte. Já nos machos, a incisão é pela bolsa escrotal, sendo bem mais fácil e rápida a cicatrização.

É bom colocar roupa no pet para proteger o local da cirurgia (Reprodução)

É bom colocar roupa no pet, principalmente nas fêmeas, para proteger o local da cirurgia (Reprodução)

Steffani garante que a castração é um procedimento simples e as chances de complicações são mínimas se forem tomados todos os cuidados necessários.

Eu sei, a gente morre de pena de submeter o bichinho a uma operação. Passei por isso com meu gato, o Chico. Quase chorei quando o peguei de volta todo molinho da anestesia e também quando o via tentando sentar para comer e tinha dificuldades. Ficou preso por dois dias para não ter problema com o corte e chorava muito querendo sair. Sofremos juntos, mas isso durou dois dias só e o benefício da castração é para toda vida dele.

Ele fugia muito (moro em condomínio), brigava direto na rua pelas fêmeas e voltada para casa sempre machucado. Depois que castrei, ele virou outro gato. Bem mais caseiro, tranquilo e engordou. Está lindo! Tenho certeza que fiz o melhor para ele e para todos castrando o Chico, que também não vai mais contribuir para que a população de gatos aumente onde moramos. Adotamos Tobe e Valentina já castrados, o que nos traz muita tranquilidade também.

Castrar é um ato de amor, pois evita que animais fiquem abandonados pelas ruas, além de evitar que seu pet tenha  problemas de saúde graves.

 

PARA PASSEAR SEM DEIXAR ‘RASTRO’

A hora do passeio com nossos pets é, sem dúvida, o melhor momento do dia. Mas, muitos esquecem ou não levam, de propósito, o saquinho para recolher as fezes do seu peludo. Não pode, não é? Temos que zelar pelos locais que nós, eles e todos passamos. E, para facilitar esse momento, é bom ter um recolhedor de fezes de pets. Ele é fácil de carregar e de usar e evita que você entre em contato com a ‘caca’ do seu cão. Por R$ 60,79 no Extra: extra.com.br/PetShop/DonosdePet/Acessoriospetshop/Recolhedor-de-fezes-para-pets-10731273.html

produto13

 

NÃO AO USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS

Já pensou em criar uma alternativa ao uso de animais em testes científicos e ainda ser premiado por isso? Então, inscreva seu projeto no Lush Prize, maior fundo de premiação global nesse setor. A inscrição está aberta até 24 de julho em lushprize.org. Brasileiros já foram premiados. Não perca essa chance de ser mais um dos nossos vencedores.

BATE PAPO VIRTUAL SOBRE PET FRIENDLY

Um bate papo virtual sobre o mercado pet friendly acontece no dia 9 de maio, às 20h, pela plataforma Zoom. Participam da conversa Larissa Rios (Turismo 4 Patas) e Clarissa Matos (C2M Hospitalidade). É grátis. Informações: (11) 98280-9562 ou contato@turismo4patas.com.br

 

ME LEVA?!

Oi. Sou a Frida, uma labradora de um ano e meio e já fui castrada. Estou à procura de uma família para amar e ser amada. Pose ser você? É só falar com a tia Mônica: monikka_rj@hotmail.com

frida

Hoje, das 10h às 18h, tem o 3º Pet Shop Stop no Tijuca Tênis Clube. Para participar é só levar um quilo de ração para doar. A promoção é da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OBA/RJ

Publicidade