twitterfeed
PUBLICADO EM 24.10.2017 - 9:57

Outubro Rosa Pet: amanhã tem campanha

rosa

E as campanhas pelo Outubro Rosa Pet não param. Ainda bem, não é?! E amanhã, quarta-feira, tem mais uma. Dessa vez, é na Universidade Castelo Branco, no campus Penha. Equipe de especialistas da unidade estará, das 12h às 16h,  fazendo exames de mama nos pets e dando informações sobre a qualidade de vida dos peludos. A iniciativa tem o objetivo de destacar a importância da prevenção da doença em fêmeas de cães e gatos. O atendimento é na Clínica Escola de Veterinária Doutor Paulo Alfredo Gissoni, na Avenida Brasil 9.727.  E o melhor: é de graça. Não perca essa chance!

 

Causas do câncer de mama em pets

Algumas são as causas do câncer de mama, mas de acordo com a veterinária da Cobasi, Carla Storino Bernardes, os hormônios têm grande influência no aparecimento da doença nos pets, por isso, segundo ela, os anticoncepcionais são grandes vilões do problema devido a carga hormonal que possuem.

PinkFlowerWrap300 (1)

Mamas com nódulos, edemas e avermelhadas podem ser um indicativo da doença. Em alguns casos elas também podem apresentar muco e, em situações mais graves, ulceração da pele. Para se ter o diagnóstico certo é preciso fazer exames de imagem, como ultrassonografia, e biópsia. O tratamento, de acordo com Carla, é a mastectomia (retirada da cadeia mamária) e também a  castração, que inibe os fatores hormonais. O procedimento deve ser feito antes do primeiro cio.

Mas, assim como em nós, os cuidados diários com a saúde dos nossos peludos é o melhor remédio para prevenir o problema. O assunto é sério e a doença pode matar, mas se descoberta no início as chances de cura e do animal ter uma vida saudável e longa são grandes.

 

 

Publicidade