twitterfeed
PUBLICADO EM 19.11.2017 - 9:49

Cuidado com a saúde bucal do seu pet

O sorriso mais famoso do mundo animal é o do gato de Alice, da fábula Alice no País das Maravilhas. Já no nosso, dizem que ele é um cartão de visitas. Mas um belo sorriso é mais que beleza: é sinônimo de saúde. A falta de higiene bucal nos pets pode provocar doença periodontal, que causa doenças nas articulações e até no coração. O mau hálito pode indicar o problema, que atinge 80% dos cães acima de 3 anos de idade.

dog

Marco Leon, veterinário especialista em Odontologia e sócio-fundador da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, alerta: a doença é perigosa, pois os sinais são quase invisíveis, já que as lesões ficam sob a gengiva. Segundo ele, a maioria das doenças orais evolui rapidamente e é silenciosa.

Tártaro, salivação excessiva e dificuldade de mastigar o alimento são indícios de doenças bucais. Para evitá-las, exames e a escovação devem começar cedo. E cães pequenos e idosos são mais suscetíveis às doenças, de acordo com estudo conduzido pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltham da Mars Petcare. A pesquisa foi publicada na BMC Vet Research.Os cães pequenos, por possuírem dentes grandes e pouco espaço na boca, têm predisposição ao acúmulo de placa bacteriana.

 

PETISCOS AJUDAM A PREVENIR TÁRTARO

Outros aliados que ajudam na prevenção das doenças bucais são os petiscos. Um deles é o Pedigree Dentastix, que juda a manter os dentes e gengivas limpas e ajuda a reduzir em até 80% a formação do tártaro. O produto está disponível para raças pequenas, médias e grandes e é encontrado em pet shops. E seguem dicas de escovação: use pasta veterinária. A de humanos é tóxica; escova para humano pode, mas as veterinárias são melhores; mimos na hora da escovação ajudam a deixá-lo receptivo; comece pelos dentes do fundo e aumente a quantidade de dentes a cada sessão.

petisco

 

WWF-BRASIL PARTICIPA DO ‘DIA DE DOAR’

Dia 28 próximo é celebrado, em 35 países, O Dia de Doar, e o WWF-Brasil entrou na campanha. O instituto é uma organização não-governamental dedicada à conservação da natureza. Para participar acesse https://www.wwf.org.br/ e saiba os detalhes. O Brasil participa desde 2013, e a data simbólica serve para levantar o tema das causas sociais no mundo todo.

 

SAIBA COMO AJUDAR OS ANIMAIS DA SUIPA

A Suipa cuida de centenas de animais e precisa muito de ajuda e você pode colaborar de várias maneiras: associando-se à ONG, fazendo doações ou comprando medicamentos, alimentos ou material de limpeza. A Suipa fica na Av. Dom Hélder Câmara 1801, Benfica, Rio. Vá em http://www.suipa.org.br/index.asp?pg=comoajudar.asp e saiba mais.

 

ME LEVA?!
Oi. Sou alegre e muito simpático e procuro uma família. Estou no Peludos de Rua. Para me adotar mande whatsapp para 9-6730-7218.

tufão

 

BENEFICENTE. A ONG Focinhos de Luz faz, dia 26, o HappyMiAuer, evento com muitas atrações divertidas, além de lojinha da Focinhos. Para participar é só comprar o convite: R$ 35. A renda é para a ONG. Informações em facebook.com/focinhosdeluz/.

Publicidade