twitterfeed
PUBLICADO EM 26.11.2017 - 11:03

Instinto ou mania? Curiosidades felinas

Instinto ou manias? Domesticados há cerca de 10 mil anos, segundo a veterinária especialista em felinos, Lívia Abreu, da Veterinária Grajaú, os gatos ainda mantêm comportamentos da vida selvagem, mas também adquiriram algumas manias na convivência com os humanos. Uma delas é se esfregar nas pernas de seus tutores e em alguns objetos. É a chamada cabeçadinha. É uma delícia!

Isso é para marcar o território e nos marcar. É a maneira de nos reconhecer como parte da família, e isso traz bem-estar ao felino porque o cheiro dele fica na gente e nas coisas. Lívia explica que isso acontece porque na região próxima aos olhos há glândulas que produzem o feromônio, substância com funções, entre outras, de demarcação.

cat

A mesma sensação o pet tem quando pressiona as patinhas na gente ou em superfícies fofas, o popular amassar pãozinho. O gesto também remete a época de filhote quando mamava e se sentia protegido. É também um instinto porque na natureza eles afofam os locais onde dormem, feitos por folhas, galhos, terra e outros elementos da natureza.

E por falar em dormir, já reparou que os felinos adoram se entocar em locais escuros e pequenos como caixas? É que, na natureza, eles dormem 18 horas por dia, o que os tornam presa fácil. Então, para se proteger, eles se escondem. Outra coisa curiosa sobre os gatos é que o pote deles fica vazio no meio. De acordo com Lívia, é que, quando comem, os bigodes, que são muito sensíveis, batem nas bordas, causando agonia nos pets. Então, quanto mais estreita a vasilha mais ração será deixada nos cantos. Por isso, opte sempre pelas largas.

Misteriosos para muitos com seu jeito independente e blasé de ser, os gatos são é muito fofos.

 

‘ESPÍRITO DOS ANIMAIS’ EM DIA DE AUTÓGRAFOS

O gato Manda Chuva encontra a turma do Scooby-Doo para resolverem mais um mistério: a alma de um gato gigante está assombrando o beco do bairro. É com essa história que Luis Hu Rivas quer explicar às crianças sobre a alma dos bichos.’Espírito dos Animais’ será lançado hoje em duas sessões em Volta Redonda, no Sul do Rio: às 9h na Aedak, na R. Castro Alves 117, Eucaliptal; e às 11h, no Grupo E. Luzeiros do Mestre: Espiritismo Fácil, na R. Dionéia Andrade Faria 40, Aterrado. A obra está disponível nas livrarias.

 

Sem título

 

CAMPANHA PARA CONSTRUIR ENFERMARIA

A ONG Paraíso dos Focinhos lançou campanha para arrecadar fundos para a construção de uma enfermaria especializada em doenças infecciosas. Quem colaborar vai ganhar um calendário 2018 com fotos incríveis dos animais do Paraíso. A campanha vai até dia 26/12. Para saber mais clique em kickante.com.br/focinhos.

 

OAB-RJ DISCUTE O TRÁFICO DE ANIMAIS

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ exibe, nesta quarta-feira, às 13h30, o documentário ‘E Agora? Tráfico de Animais Silvestres no Brasil’, de Humberto Bassanelli, seguido de debate com órgãos públicos e empresas privadas sobre o problema. O evento tem o apoio do SOS Fauna e acontece na Av. Marechal Câmara 150, 9º andar, Centro: 2272-2053.

 

ME LEVA?!

Oi. Sou Geovana, tenho 3 anos, e estou pronta para adoção. Sou muito carinhosa e chameguenta. Estou castrada e vacinada e me dou bem com outros peludos, principalmente machos. Fale com a tia Lorena:  99719-6188.

gio

 

 

ADOÇÃO. Hoje, os peludos da Associação Quatro Patinhas estarão na Babilônia Feira Hype, das 14hn às 20h esperando por uma família. A ONG aceita também doações de remédios, rações e outros materiais. A feira acontece no Parque das Figueiras, na Lagoa.

 

Publicidade