twitterfeed
PUBLICADO EM 03.12.2017 - 10:06

Dores na coluna podem indicar hérnia

Os pets também sofrem de dor na coluna e o problema é mais grave que imaginamos. Ela pode ser algo além de uma lombalgia: uma hérnia, que pode causar paralisia. Adriana Valente de Figueiredo, veterinária ortopedista e cirurgiã da Petz faz um alerta: é uma doença silenciosa e o tutor pode não notar.

Apesar de algumas raças como lhasa apso, shih tzu, daschund e bulldog francês serem mais predispostas à hérnia, o problema pode acometer qualquer tipo de cão.

dauschand

Além da dor na coluna, outros sinais do problema são: incômodos ao encostar ou pegar no colo, respiração ofegante, tremor, falta de posição para sentar ou deitar, dificuldade de andar e perda da coordenação. Quando a doença atinge o grau mais grave, o pet pode ficar paralisado e sem sensibilidade nas patinhas de trás.

Por isso, ao suspeitar de algum problema, é importante procurar um especialista. O quanto antes a hérnia for detectada será melhor para a recuperação do pet. O tratamento varia e pode ser feito com anti-inflamatório, fisioterapia e até cirurgia.
E para evitar o problema, Adriana dá cinco dicas para manter a coluna dos pets saudável.

 

lhasa

E para evitar a doença Adriana dá algumas dicas. Evite a obesidade mantendo alimentação balanceada e com exercícios. É bom evitar também subir e descer obstáculos, como camas, sofás e escadas, principalmente para as raças propensas à hérnia. Ao pegar o pet, segure ao mesmo tempo pela região do tórax e pélvica. Massageie faça carinho na coluna deles porque ajuda a relaxar e amenizar dores e tensão. Mas não use produto sem a indicação do veterinário.

 

JOIA QUE ENFEITA E AJUDA A SALVAR VIDAS

Essa fofura de anel, em forma de pata de gato, além de linda também é solidária. É que parte da venda dele vai para o Santuário das Fadas, no Rio, que acolhe e cuida de animais vítimas de maus-tratos. É da Flor de Prata, da Fernanda Bel, com zircônia Rose cravejado com prata 950! Mas para garantir a doação, no final da compra é preciso escrever Santuário das Fadas. À venda no flordeprata.com.br. Qualquer peça no site tem parte do valor destinado ao santuário, desde que escreva o nome do local ao finalizar o pedido.

pata

 

EXPOSIÇÃO DE FOTO AJUDA PETS DE ABRIGOS

Quem for ao Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, até dia 30 desse mês, vai ver a exposição fotográfica ‘Amores Vira-latas’, de Jayme Rocha. A mostra é o projeto ‘Celebridade Pet’, de Jayme, que quer chamar atenção para a adoção de animais de abrigos. Os peludos posaram para as lentes usando vários acessórios e ficaram ainda mais fofos. Av. Geremário Dantas 404. Grátis.

 

PELUDOS TAMBÉM TÊM NATAL E PAPAI NOEL

O Natal chegou ao Recreio Shopping também para os pets. O local está com um espaço especial para os peludos que poderão tirar fotos com o Papai Noel. As fotos serão entregues na hora e vão custar R$ 25. Além disso, o shopping terá pela primeira vez uma decoração de Natal Pet. O Bom Velhinho fica lá até 24 de dezembro, das 12h às 21h. Av. das Américas 19.019, Recreio.

 

 ME LEVA?!

Sou a Piratinha. Ganhei esse nome porque um olhinho meu não se desenvolveu, mas isso não me impede de nada, muito menos de ter uma família e amar e ser amada. Tenho 2 meses, estou vermifugada e vacinada: (21) 98349-4983 (Monica Tavares)

piratinha

 

AJUDA. O Centro de Reabilitação Pata Amiga, do Randel Silva e da Chris Neri, terá que sair de onde está e, para fazer a mudança, eles precisam de ajuda financeira. Para saber como colaborar entre em https://www.facebook.com/Randelresgates.

Publicidade