Professor Antônio Jorge: ‘Os adultos devem ser os mediadores’
PUBLICADO EM 25 de julho de 2016
Referência nos estudos sociais do esporte, Antônio Jorge Soares ministrou palestra, neste sábado, na última rodada dos Jogos da Baixada, em Queimados.
1.Qual o teor da palestra?
Esporte educacional, que é o espaço de desenvolvimento potencial das capacidades voltadas ao esporte, como inteligência tática, e da construção da identidade do indivíduo. Mas o esporte também proporciona a inclusão social.
2. Que tipo de aprendizado os jovens podem absorver no esporte?
A habilidade que desenvolvem é transferível a outros espaços da vida social. Não é à toa que palestras motivacionais, de disciplina e perseverança, são ministradas por ídolos do esporte, como Bernardinho e Oscar.
3. Como você vê torneios como esse?
Existe o treinador que prega a vitória a qualquer custo. E tem aquele que trabalha valores como disciplina, perseverança e luta por um objetivo. Os Jogos da Baixada podem auxiliar na formação de atletas e de profissionais de Educação Física. Também é o espaço para a formação da identidade. Como é competição para jovens, os adultos devem ser os principais mediadores. Não podemos incentivar a violência ou a vitória a qualquer custo.