twitterfeed
PUBLICADO EM 22.11.2015 - 15:02

Dilma, a mulher sapiens

Como comentei no post sobre o mais recente livro do Lobão, o PT já deu o que tinha que dar. Lamento, mas contra fatos não há argumentos. E um dos graves sintomas da decadência geral do partido e, por extensão, do seu governo, está nos discursos da nossa presidente. São de dar pena. Aliás, sempre me pergunto: como será que tradutores/intérpretes fazem na hora de traduzir para autoridades estrangeiras os pronunciamentos da Dilma? E imagine os discursos de improviso…

Mesmo correndo o risco de enlouquecer, o veterano jornalista Celso Arnaldo Araujo encasquetou de analisar os discursos de Dilma. O resultado é “Dilmês – O idioma da mulher sapiens”. Prova por a + b que a presidente não tem o que falar e, quanto tem, não sabe como. É um problema grave que, em princípio, diria respeito apenas a ela. No comando da nação, entretanto, é a metáfora de um país onde ninguém se entende e todo mundo acha graça.

Falar mal em público é difícil. Só que, no caso da Dilma, se fosse uma questão de (in)cultura ou de treino, esse falta de intimidade com a palavra já teria sido curada ao longo de tantos anos de prática e, quem sabe, aulas particulares… Mas não. Nada dará jeito nessa dissociação entre o que ela diz, o que ela quer dizer, o que os outros entendem e a realidade. Grave. Muito grave.

Isso tudo está bem claro no “Dilmês”. Li o livro quase de uma vez só, praticamente de ponta a ponta. Por mais que provoque algum riso, é um “riso de nervoso”, que provoca muita reflexão.

Como alguns dos exemplos da prosa da Dilma são inacreditáveis, Celso Arnaldo Araujo publica links para os vídeos dos discursos mais surpreendentes. Sugiro que, nas próximas edições, ele use um encurtador de links (tipo goo.gl, bit.ly etc). São ferramentas que facilitam a vida do leitor que quiser conferir os atropelos linguísticos com “seus próprios olhos”. Afinal, tem coisas ali que a gente só acredita vendo. É ver para crer no que diz o Celso Arnaldo Araujo.

ATUALIZAÇÃO: O autor do “Dilmês” criou no Facebook uma página com vídeos da Dilma. Estão em https://www.facebook.com/Dilm%C3%AAs-o-idioma-da-mulher-sapiens-1632689630334044/?ref=hl&hc_location=ufi

 

Publicidade