Cissa Guimarães
18 abr

‘Quero uma pessoa que admire e que beije bem também’, diz Cissa Guimarães

Cissa Guimarães

ELA REALMENTE é a garota que quebra o coco, mas não arrebenta a sapucaia. Cissa Guimarães é uma mulher admirável e muito forte. Como não amar? Durante a entrevista, ela dá gargalhadas, me chama de amor, briga que nem mãe — ‘ai ai ai’ — e conta que não sente falta de ter um namorado, mas admite que beijar na boca é uma coisa muito boa. Sem tristezas, ela só evita falar sobre a maior perda de sua vida, a morte de seu filho Rafael Mascarenhas, atropelado em 2010. “Esse é um assunto muito delicado, que prefiro não tocar”, diz. Dando a volta por cima, a espontânea Cissa retorna ao ‘Vídeo Show’, programa que alavancou sua carreira, com o quadro ‘Gentem Como a Gente’, e se emociona quando fala do carinho das pessoas. “Não me canso de repetir a palavra gratidão”.

O ‘Vídeo Show’ está voltando à velha e boa forma e obviamente tinha que ter você. Como foi isso?
Essa volta foi um convite do (diretor) Boninho. A gente tem feito alguns trabalhos há muitos anos e ele é uma pessoa com quem eu adoro trabalhar. O convite dele é uma coisa inegável, quanto mais quando é um filho meu, o ‘Vídeo Show’. Ele disse: ‘Quero você fazendo o que você quiser’. E nós juntos chegamos à conclusão de que ia ser legal montar esse quadro. Gosto muito de desglamourizar nós, artistas. A gente já vive em um glamour tão grande, tão distante do humano, e nesse quadro eu tento isso. Já tinha feito o ‘Gentem’ há anos. Acabei de contar em primeira mão. O último telefonema aqui no meu celular foi Vera Holtz, dizendo que adorou. Gravei com família, amigos, fiquei com lágrimas nos olhos. Muito legal, estou muito feliz, graças a Deus.

O público gosta de ver sucessos do passado. ‘Falha Nossa’, seu quadro… Não adianta inovar muita coisa porque a receita é quase sempre a mesma?
Eu acho assim, vou te falar uma frase meio filosófica: ‘A atmosfera da criação é muito rarefeita’, entendeu? São só 12 notas musicais e quantas composições têm no mundo? São 12 planetas, 12 meses, enfim, é criar em cima do que já existe. As grandes obras primas da vida são atemporais. Você pode ler um livro de Machado de Assis ou Nelson Rodrigues que sempre vai ser atual. O que é bom eu acho que é atemporal. Claro que vale a criatividade, a criação está sempre aí. Novas ideias, pelo amor de Deus, o mundo é dinâmico. Mas acho que a qualidade está ali no DNA da coisa. São coisas que não têm tempo. Tem quadros no ‘Vídeo Show’ que podem se eternizar, tipo o ‘Falha Nossa’. Posso ver todo dia, toda hora. O que é bom vai ser sempre novo, é atemporal.

Sua participação no ‘Mais Você’ durante as férias da Ana Maria Braga foi muito marcante. Ali fico claro demais o quanto o público gosta de você. Você não acha?
Fiquei muito feliz. Energia mesmo. Eu sinto esse retorno. Pra mim, faz um bem danado. Alimento mesmo, encheu meu tanque de gasolina azul. Nem sei se existe gasolina azul (risos). Mas sinto esse retorno na rua, nas redes sociais e fico muito feliz. Eu gosto muito de gente, eu curto. Agora mesmo, subi a pé a ladeira da minha rua na Gávea, e falei com a mulher que vende incenso, o cara da padaria acabou de dizer que me adorou no ‘Vídeo Show’ e eu pergunto: “Gostou mesmo?”. Não é uma coisa que eu faça de estilo, gosto mesmo. Minha mãe sempre disse: “Cissa a vida é um toma lá dá cá”. Você vai trocando, é uma eterna troca. As pessoas me devolvem essa energia e eu acredito muito mesmo nessa coisa de energia. Tenho certeza que essa troca é necessária, quando você manda uma coisa boa, você também tem esse retorno.

A audiência no momento em que você e André Marques assumiram temporariamente o ‘Mais Você’ te surpreendeu?
Me surpreendeu, claro. Fiquei ‘feliz.com’. Não fico tecendo ideias, criando coisas. Fico feliz, entendeu? Aquele dia foi bom, ok, mas só por hoje mesmo. O ‘Vídeo Show’ foi bom, hoje foi bom, que bom. Quero fazer o meu melhor, que bom. O budismo ensina muito. Não sou budista, não, sou eclética, meu amor, eu sigo quase tudo. Mas diz muito isso: para viver o momento. Estou procurando na minha vida esse aprendizado. Me entregar completamente agora. O Marlon Brando disse que o personagem que ele mais gosta é o do momento, do agora. Nesse momento.

Mas é difícil, pessoas com uma trajetória tão longa como a sua… Às vezes rola um saudosismo de se lembrar do passado. Acho uma evolução pensar assim, não acha?
Acho total. A saudade está aí sempre. Tem saudades que te causam dor, tem saudades gostosas. Mas eu não quero viver aquela, não. Foi bom ali, doeu ali, que bom, mas não quero repetir aquilo. Posso aprimorar. Mas não ficar na saudade.

Tem um sonho na TV?
Queria ter um programa meu. Eu queria ter um espaço onde eu pudesse dizer e trocar, aprendendo com quem viesse. Queria muito falar de educação, gente que faz a diferença e que tem projetos geniais, que a gente não conhece porque a pessoa não é famosa. Tem pessoas jovens que estão fazendo mudança. Queria muito falar sobre a educação das pessoas, é importante que as coisas sejam faladas. Isso é um sonho.

A TV está tão moderna e está cada vez mais difícil um programa de uma pessoa só…
Leo, até você está me ajudando com essa pergunta. Na realidade eu não sonho ter um programa meu só, pelo amor de Deus. Sonho fazer parte de um projeto legal. Você falou tudo!

Você tem mais prazer nesse contato direto apresentando, entrevistando do que atuando. Verdade ou mentira?
São coisas diferentes.Estou reensaiando minha peça ‘Doidas e Santas’, que estreio agora dia 21 em Campina Grande e faço uma temporada nacional, indo a Fortaleza, Porto Alegre, Pelotas e Novo Hamburgo. No segundo semestre, estou no Rio de novo com ela. Menino, eu cheguei em casa ontem (terça) realizada, exausta. Segunda turnê nacional. Só para finalizar, dá um prazer, uma felicidade estar com equipe, elenco e produção minha no palco. Estou em um momento muito pleno. Eu voltei para a TV como apresentadora e, concordo, acho que em novelas meus personagens não foram muito legais, não fiz personagens que me satisfizessem e acho que como apresentadora eu estou mais satisfeita. O teatro supre essa carência da atriz. Qualquer ator se alimenta mais no palco. Só posso agradecer, agradecer e agradecer.

Se for pensar em uma pessoa que melhorou esteticamente com o tempo esse alguém é você.
Obrigada, Leo! Olha lá, garoto, ai ai ai.

Você não acha isso? A gente fala isso: ‘Nossa! Como a Cissa está mais bonita’. O que normalmente é ao contrário. O tempo é cruel.
Para as mulheres, principalmente. Os homens ficam charmosérrimos, grisalhos. Para o mulherio eu vou te contar, é um arraso. Acho que esse meu pacto com a alegria da vida ajuda, sabe? Acho que é por aí.

É só isso?
Eu malho! Falando sério! Semana passada eu não malhei. Não é obsessivo. É claro que vou ao dermatologista, claro que coloco um botox, mas pode ver que minha testa mexe, tudo mexe. Eu boto muito pouquinho, eu não sou uma vítima da estética. Sou filha de médico, desde pequena, na minha infância, em casa, penso na saúde.

Vejo você com uma autoconfiança imensa. Faz terapia?
Faço terapia há muitos anos, 20 e tantos anos! Já parei, voltei e agora estou com o mesmo terapeuta há dez anos. É que nem ginástica, é um trabalho de autoconhecimento e você está sempre evoluindo naquele trabalho. O ser humano é tão sagaz que é capaz de enganar a si mesmo. A gente mente pra nós mesmos sem saber. Se você não trabalhar isso, for a fundo e encarar seus buracos de mais medo, eu acho que você nunca vai se conhecer. Mas para isso preciso de uma ajuda profissional.

Os atores, como vivem outras vidas, talvez eles mintam para si mesmos com mais facilidade, não é?
Com certeza. Você tem toda a razão. Eu procuro me lapidar, me tornar uma pessoa melhor.

Você está namorando?
Estou sem tempo pra isso.

Não é tempo, é prioridade, certo?
Leo, é sim, é sim, ai ai ai.

Se você quisesse, tomasse como prioridade, teria um.
Mas agora, baby, minha prioridade é meu trabalho. Essas coisas do amor, aprendi, os melhores amores que me aconteceram, eles literalmente aconteceram. Eu já fiquei, sim, como ‘Diana a Caçadora’. Já saí em busca. Não quero mais. Não acredito nessa busca pelo grande amor.

Você prefere ser a caça?
Eu prefiro ser a caça, exatamente (gargalhadas). Estou aberta, mas você fica mais velho, fica mais seletivo. Tem coisas que não quer repetir. O tempo serve para isso, para aprender um pouquinho a selecionar, não repetir os mesmos erros, não cair na mesma cilada. A gente é humano e um bom beijo na boca é uma coisa muito boa.

Sente falta?
De quê? De namorar? Não. Acho que agora, na minha maturidade, queria um parceiro. Não quero casar de novo. Não penso em dividir o mesmo teto com ninguém, não. Quero ter o meu espaço. Agora, um parceiro de caminhada eu quero ter, sim. Quero uma pessoa que admire e que beije bem também.

Sobre a questão da Justiça em relação ao caso do seu filho: a sua percepção e a sua opinião sobre a Justiça mudou depois de tudo o que aconteceu?
Esse é um assunto muito delicado, que prefiro não tocar. Tudo já foi dito, redito, a sentença já foi feita, dada, eles saíram com direito de habeas corpus e não fiquei com nenhum tipo de revolta. É um direito de qualquer cidadão, e acredito que essa sentença vai se cumprir. Já foi muito falado, muito falado…

Gostaria que fizesse um balanço sobre o atual momento da sua vida.
Estou muito feliz, me sinto colhendo coisas que plantei lá atrás. Fico muito feliz, são frutos muito bonitos. Estou falando de carinho das pessoas, como você disse. Trabalhei 30 e poucos anos, comecei com 20 anos e esse retorno que percebo a cada trabalho e aparição minha, eu fico emocionada de falar (chora). É muito legal. Aconteceu no ‘Mais Você’, está acontecendo agora no ‘Vídeo Show’. Espero que aconteça na peça também.

Carisma não se compra em supermercado, né?
Isso. Só coloco no Instagram, no Facebook, a palavra gratidão. Fico até emocionada com isso, não consigo mais falar…

Comente ()

Postado por: Leo Dias às 11:31 pm

18 abr

Grossa

Uma atriz que está no elenco de ‘Alto Astral’ é considerada um monstro pelos funcionários do prédio onde ela mora, na Barra. Superagressiva, a global grita, xinga e usa até de preconceito com os porteiros que, em sua maioria, são paraibanos. Se é que me faço entender, caro leitor. A coluna vai ser obrigada a dizer novamente a nossa velha máxima: menos, querida. Canja de galinha e humildade não fazem mal a ninguém.

Comente ()

Postado por: Leo Dias às 11:30 pm

Foto:  Murillo Meirelles / Revista Tpm
17 abr

Aos 45 anos, Dira Paes está grávida pela segunda vez

Dira Paes está grávida de seu segundo filho. A atriz e o marido, o fotógrafo Pablo Baião, já são pais do pequeno Inácio, de 5 anos. A família, é claro, comemora a notícia da nova gravidez da atriz, que está com 45 anos.

Foto:  Murillo Meirelles / Revista Tpm

Foto: Murillo Meirelles / Revista Tpm

Por enquanto, ela mantém a segunda gestação em segredo. Isso porque, dizem amigos próximos, o embrião ainda não completou três meses — tempo considerado de risco. Mas, entre os familiares de Dira em Belém, sua cidade natal, a gravidez não é nenhuma novidade.

A coluna tentou entrar em contato ontem à tarde com a atriz, mas ela não atendeu nem retornou as nossas ligações. O mais recente papel de Dira na Globo foi na minissérie ‘O Rebu’, onde interpretou a inspetora de polícia Rosa.

Comente ()

Postado por: Leo Dias às 11:35 pm

Foto: Divulgação
17 abr

Pronto, falei!

A coluna tem fama de separar casais… Mas a gente também junta! Depois que publicamos com exclusividade a foto de Tatá Werneck beijando o ator Renato Góes, a atriz procurou a coluna para dizer: “Comecei a namorar.” Que lindo!

Foto: Reprodução de Internet

Foto: Reprodução de Internet

Glória Maria causou na São Paulo Fashion Week, na quarta-feira. Depois de tentar ‘pular a cerca’ para a primeira fila do desfile de despedida de Gisele Bündchen das passarelas, a jornalista repetiu em alto e bom som que a top parecia um cavalo puro sangue desfilando. Quem estava perto garante: era um elogio!

A diva Rogéria vai cantar os parabéns para seu fiel escudeiro, o empresário Ronald Monteiro. A festa acontece hoje, no Sinônimo da Lapa.

Caio Castro anda dando uma de estrela por aí. Dia desses, ele estava no aeroporto de Congonhas, sentido Santos Dumont, e furou uma fila enorme de embarque. Segundo um amigo da coluna, o assessor dele que pediu.
Os passageiros ficaram revoltados…

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Falando em Caio Castro, ele e Maria Casadevall não falam sobre namoro, mas não escondem de ninguém que estão juntos. Na quinta-feira, o casal estava almoçando e dando risadas no maior clima de intimidade no Ráscal do CasaShopping.

Hoje, o 13º título da história da Beija-Flor de Nilópolis completa exatos dois meses. Para comemorar, acontece uma festança exclusivamente para a sua comunidade. O evento, destinado a três mil integrantes e convidados da Azul e Branca, contará com show do cantor Marcelo Guimarães, Grupo Made In Samba, e a bateria Nota 10, comandada pelos mestres Rodney e Plínio.

Comente ()

Postado por: Leo Dias às 11:31 pm

17 abr

Arthur Aguiar promove festa hoje na Nuth

O ator Arthur Aguiar entrou no meio empresarial. O galã abriu uma produtora de eventos chamada Rio Up com mais três sócios: Marcinho Rios, Marcelo Marques e Sérgio Galant. Para comemorar a novidade, ele faz uma festa hoje na Nuth, na Barra, chamada Qual Vai Ser.

Meninas ganham uma dose de tequila e meninos, uma dose da cachaça Chuva. A animação fica por conta da roda de samba com o grupo AGNT MLK, hip house com Swag Sisters, show de Thiago Thomé e funk com DJ Wally. Até meia-noite mulher entra de graça e homem com nome na lista paga R$ 30. Sem nome na lista, os organizadores brincam: mulher, 30 Dilma$ e homem, 50 Dilma$.

Comente ()

Postado por: Leo Dias às 11:30 pm

Foto: Fábio Assumpção / Ag.News
17 abr

Grazi Massafera faz primeira aparição após trocar próteses de silicone

Conforme o blog antecipou, aí está a primeira foto de Grazi Massafera depois de trocar suas próteses de silicone. Na noite da última quinta-feira, a atriz foi assistir à peça ‘Incêndios’.

Foto: Fábio Assumpção / Ag.News

Foto: Fábio Assumpção / Ag.News

O modelito, preto, era superdiscreto e uma echarpe cobria os seios da atriz. Há uma semana, a atriz se submeteu à troca de suas próteses de silicone. O procedimento não foi feito por estética, mas sim por recomendação médica, já que as antigas próteses tinham sido colocadas há dez anos. As novas próteses são do mesmo tamanho

Comente ()

Postado por: Leo Dias às 11:30 pm

17 abr

Depois de apagão, Susana Vieira dispara no palco: ‘A culpa é da Dilma’

Susana Vieira sempre rouba a cena. E não foi diferente na sessão da última quinta-feira de ‘Barbaridades’, musical estrelado pela musa da coluna que está em cartaz no Teatro Leblon. O espetáculo transcorria normalmente quando foi interrompido por uma falta de luz que durou cerca de 20 minutos. A produção então acionou o gerador e, quando a luz voltou, Susana invadiu o palco para se desculpar com a plateia.

Sempre espontânea, ela soltou a seguinte frase: “A culpa é da Dilma! Eu sou mera empregada”, disse, referindo-se ao aumento de mais de 22% na conta da Light. A reação do público foi imediata. A maioria aplaudiu.

A atitude de Susana deixou o produtor da peça surpreso. Ninguém imaginava que a atriz faria tal coisa. Susana tem se saído muito bem nos contratempos que acontecem na peça. Dia desses, ela levou um tombo depois de tropeçar em um bailarino. Caiu bem na hora em que cantava uma paródia de ‘Malandragem’. Mas levou tudo numa boa: “O importante é levantar”.

Foto: AgNews

Foto: AgNews

Comente ()

Postado por: Leo Dias às 4:03 pm