Rolê no domingo pelos morros do Centro

Por:

Publicada em 27 de março de 2015

O mês em que o Rio completou 450 anos se encerra com um passeio muito especial. O projeto Rolé Carioca especial de março fará um mergulho na história da Cidade e de sua fundação pelo capitão português Estácio de Sá. Marcado para este domingo (29), a excursão gratuita sairá às 9h da Ladeira da Misericórdia.

Durante o passeio guiado, os participantes visitarão os Morros de São Bento, da Conceição, além de conhecerem o local onde ficavam os Morros do Castelo e de Santo Antônio, demolidos na década de 20 quando a cidade passava por um intensa transformação urbana. Os professores William Martins e Rodrigo Rainha contarão como se deu a fundação do Rio e outras curiosidades sobre este momento emblemático.

O passeio se inicia na Ladeira da Misericórdia, último vestígio do Morro do Castelo. Na descida deste morro existiam as duas ruas que lhe davam acesso, a mais conhecida era a Rua Direita, que dá origem a atual Primeiro de Março. De acordo com a organização do evento, o roteiro traçado ainda passará pela Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso, Igreja de Santa Luzia, Rua Santa Luzia, Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Rua da Carioca, Largo da Carioca, Rua Uruguaiana, São Benedito dos Pretos, N. S. Rosário, Camelódromo, Universidade Estácio de Sá, Rua Marechal Floriano, Igreja de Santa Rita, Av. Rio Branco, Rua Dom Gerardo, Museu do Mar, Pedra do Sal, Morro da Conceição e Jardim do Valongo.

Esta edição especial do projeto Rolé Carioca integra o último fim de semana temático de março chamado “Aquele Abraço”. O rolé, que é uma realização do Estúdio M’BA RAKÁ, já mobilizou cerca de 2.500 pessoas nos 13 passeios gratuitos realizados. O último roteiro, feito em janeiro na Praça XV/Castelo, reuniu 200 pessoas em busca de uma programação diferente e educativa para o fim de semana.

Serviço
Rolé Carioca – Edição Especial 450 Anos. Ponto de encontro: Ladeira da Misericórdia,

© Copyright - Empresa Jornalística Econômico S/A.