Rio de Machado em exposição no Metrô

Por: Karylain Areias

Publicada em 26 de março de 2015

Obra de Alfred Martinet que faz parte da exposição

Obra de Alfred Martinet que faz parte da exposição

Grande nome da literatura carioca e universal, o escritor Machado de Assis vai receber as devidas homenagens nas comemorações dos 450 anos do Rio. A exposição “O Rio de Machado de Assis e Seus Melhores Poemas”, instalada na Galeria de Arte e Literatura, na estação Central do MetrôRio, busca retratar a beleza singular da Cidade Maravilhosa através da obra do autor.

Os visitantes poderão conferir relatos que realçam a beleza feminina declamada nos textos de Machado em paralelo à paisagem da época do Rio Antigo, que compreende os anos de 1840 a 1910. As 15 imagens expostas foram cedidas pela Biblioteca Nacional. Outras obras do escritor, como “Dom Casmurro”, “Quincas Borba”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “O Allienista” estarão disponíveis para empréstimo aos leitores cadastrados na Biblioteca Estação Leitura, também localizada na estação Central do MetrôRio.

Além disso, durante a temporada, serão oferecidas sete oficinas de arte-educação, abertas ao público infanto-juvenil direcionadas às instituições sociais e educacionais. Realizado pelo Instituto Oldemburg, a primeira edição do projeto Vivências Lúdico-Literárias distribuirá 220 livros “Os Melhores Poemas de Machado de Assis”.

De acordo com Cristina Oldemburg, diretora do Instituto, a exposição foi montada na Central do Brasil, por onde passam mais de 100 mil pessoas por dia, com o objetivo de ressaltar a importância do autor e incentivar a leitura. “Além de maior nome da literatura nacional, Machado de Assis é uma ilustre figura carioca. Assim, reverenciá-lo é também reverenciar o Rio nos seus 450 anos”, comenta.

A mostra fica em cartaz até 30 de maio. Posteriormente, o projeto Vivências Lúdico-Literárias lançará exposições em homenagens a Rubens Braga e José Lins do Rego.

Serviço:

Exposição “O Rio de Machado de Assis e Seus Melhores Poemas”. Galeria de Arte e Literatura da Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do MetrôRio. De domingo a domingo, durante o horário de funcionamento do metrô. Entrada franca.

© Copyright - Empresa Jornalística Econômico S/A.