twitterfeed
PUBLICADO EM 05.06.2016 - 0:10

Homem, um produto do meio… ambiente

11219675_828817107234891_844488287020046995_n

Parafraseando Karl Marx, o homem, em sua essência, é um produto do meio… ambiente. E do seu equilíbrio depende muito a qualidade da vida que pretende usufruir no planeta. Pesquisadores afirmam que a degradação ambiental coloca em risco a saúde humana. E a sobrevivência da nossa espécie nunca esteve tão ameaçada.

Relatório divulgado em junho de 2015 pelo Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), ligada à ONU, em parceria com a OMS, aponta que a população mundial está cada vez mais vulnerável a surtos de pragas agrícolas e a um colapso na oferta de alimentos.

Mudanças no uso da terra, exploração desenfreada de recursos biológicos, poluição, dispersão de espécies exóticas e invasoras, além das mudanças climáticas e da acidificação dos oceanos contribuem para desequilíbrios nos ecossistemas, provocando surtos de doenças, como as causadas por ebola e hantavírus.

A epidemia dos  casos de dengue, zika vírus e chikungunya no Brasil também tem explicação no meio ambiente. Ou melhor, no desequilíbrio dele, por conta do excesso de lixo e desmatamento. Estudos mostram que um dos motivos para este crescimento está na extinção dos predadores naturais de um inimigo quase imperceptível, mas poderoso: o temido Aedes aegypti, principal vetor dessas doenças.

E se tudo isso não bastasse, estudos recentes revelam o que a sabedoria popular já diz há tempos: “você é o que você come”. Artigo publicado na Critical Reviews in Food Science and Nutrition aponta que fatores ambientais podem pesar na balança. Compostos presentes na poluição, em certos plásticos, pesticidas e solventes podem alterar o metabolismo e a produção hormonal, influenciando no ganho de peso e, consequentemente, provocando outra epidemia mundial: a obesidade.

Estamos mais suscetíveis a doenças à medida em que cuidamos cada vez menos do nosso maior ecossistema: o próprio organismo. Não fumar, evitar bebida alcoólica, manter atividade física regular, controlar o estresse e a ansiedade, optar por uma alimentação mais equilibrada e adquirir tantos outros hábitos que influenciam positivamente nosso corpo e nossa mente são fundamentais para prolongar nossa existência, com mais qualidade.

A partir desta análise, estreamos este espaço, no Dia Mundial do Meio Ambiente, para compartilhar com você temas de grande interesse público, mas que influenciam, diretamente, no dia a dia de cada indivíduo. Afinal, somos todos agentes promotores de saúde e podemos virar o jogo a nosso favor, tornando a vida mais sustentável, saudável e equilibrada.

A data é especialmente importante também por lembrar a chegada à “melhor idade” do jornal mais querido do Rio. O DIA completa neste domingo (5 de junho) seus primeiros 65 anos de vida. Enxuto, em busca da vitalidade de um menino. Um jornal que continua vibrante, acessível, informal, bem humorado. Um diário com a cara do lifestyle carioca.

 

Sobre o blog

Vida & Ação reúne notícias, informações e dicas úteis sobre saúde, bem-estar e atitudes sustentáveis. Na seção ’5 Minutos’, vamos trazer sempre a entrevista de um especialista. Em ‘Mitos e Verdades’, queremos ajudar você a desvendar os segredos para cuidar melhor de seu corpo e sua mente.

Já o ‘Boas Ações’ vai abordar iniciativas que contribuem para tornar a vida muito mais bela e nobre, seja por ações de responsabilidade social de empresas e instituições, seja pelo trabalho voluntário de muita gente comprometida em ajudar e ser ajudado.

Abrimos aqui espaço para você contar também sua experiência. Na seção ‘Eu Vivi’, vamos trazer depoimentos de quem superou desafios, passou por um tratamento, mudou o estilo de vida…  Escreva pra gente. Mande foto. Ou grave um vídeo contando a sua história. E não deixe de compartilhar essa vivência em suas redes sociais.

Esperamos contar com a sua colaboração!

Sobre a autora

Rosayne Macedo é mãe da Maria Clara, de 10 anos. Jornalista, empreendedora e conectada com temas ligados à saúde, bem-estar e qualidade de vida e sustentabilidade. Já colaborou para a revista Pense Leve, editou a revista Esporte & Vida e também a publicação de uma grande rede de lojas de produtos naturais. Editora-assistente do DIA, desde setembro de 2015 é a responsável pelas páginas de Saúde e Vida & Meio Ambiente. No jornal, também assina aos domingos a coluna Conta Social, sobre responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

Publicidade