twitterfeed
PUBLICADO EM 01.08.2016 - 9:09

Quais os tipos de drogas mais consumidas no mundo?

Em todo o mundo, o álcool é a droga mais consumida e traz grande sofrimento pessoal e familiar

Em todo o mundo, o álcool é a droga mais consumida e traz grande sofrimento pessoal e familiar

No segundo capítulo da série sobre dependência química que a seção Pergunte ao Doutor, do Blog Vida & Ação, traz aos leitores, o psiquiatra Jorge Jaber fala sobre os tipos de droga mais consumidas no mundo. Segundo ele, a droga mais comum continua sendo o álcool, que leva ao alcoolismo e traz um sofrimento pessoal e familiar significativo.

Já a maconha, considerada inofensiva por muitos, tem efeito viciante, que causa dependência, ao contrário do que muitos difundem. “A maconha vendida hoje no Brasil é 20 vezes mais forte do que a vendida há 20 anos. É como se fumasse 20 baseados em vez de um”, destaca o diretor da Clínica Jorge Jaber.

O consumo de cocaína,por sua vez, só faz crescer: o Brasil já é o segundo no mundo em usuários da droga – o primeiro é os Estados Unidos. “Não só a cocaína aspirada, como a fumada, o crack”, explica o especialista. A diferença é que, aqui,a população mais carente é a mais atingida pelo que chama de “veneno”.

“O crack destrói a saúde, acabando com a própria vida da pessoa”, afirma Jaber, ao destacar que viciados na droga, muito pobres, se tornam doentes e ficam impossibilitados de entrar no mercado de trabalho e usufruir dos direitos básicos do ser humano. Na última semana, Jorge Jaber explicou aos leitores o que é a dependência química.

Na próxima semana, o especialista formado pela Uerj e pós-graduado em dependência química na Universidade de Harvard, mostra como a saúde pública lida hoje com a dependência química no Brasil. Fique ligado!

Envie também a sua pergunta para a seção Pergunte ao Doutor. O blog vai trazer um especialista para explicar, em vídeo, a sua dúvida. Nosso email é blogvidaeacao@gmail.com.

Publicidade